quarta-feira, 18 de abril de 2012

O projeto da UNESCO Padrões de Competência em TIC


 [ Fonte imagem: educamosonline.com.br]



É visivelmente notável que o mundo é influenciado pela inovação tecnológica tanto na educação quanto em outras áreas. A tecnologia favoreceu a criação e a implantação de novas abordagens de ensino. Diante dessas mudanças o papel do professor é fundamental, pois a partir de sua mediação o aluno deixa de ser passivo e passa a ser um agente ativo e participativo na construção do conhecimento. É preciso nos conscientizar de que o aluno contemporâneo  possui características diferentes dos alunos de outras épocas, portanto, a necessidade de desenvolver as competências em Tecnologias para atender a essa demanda.  A UNESCO criou um documento norteador para implementação de Diretrizes quanto às Competências necessárias em TIC para Professores. Segundo os Padrões estabelecidos a meta “é melhorar a prática docente em todas as áreas de trabalho e o objetivo é melhorar a prática docente e contribuir para um sistema de ensino de maior qualidade que possa, por sua vez, produzir cidadãos mais informados e uma força de trabalho altamente qualificada, assim impulsionando o desenvolvimento econômico e social do país.” 
"O  projeto de  Padrões de Competência em TIC para Professores visa aprensentar diretrizes específicas para o planejamento de programas educacionais e treinamento de professores para o desempenho de seu papel na formação de alunos com habilidades em tecnologia. Uma vez que a sociedade está cada vez mais complexa, rica em informação. Logo, os professores precisam estar preparados, e adquirir uma competência que lhes permitirá proporcionar a seus alunos oportunidades de aprendizagem com apoio da tecnologia.
[Fonte imagem: vivariumnovum.net]


 Por meio do Projeto Padrões de Competência em TIC para Professores a UNESCO está respondendo a:

(a) sua função como agência de estabelecimento de padrões; 
(b) seu mandato no Programa de Educação para Todos (EPT);
(c) seu mandato como a agência líder para as linhas de ação C4 em 
capacitação (com o Pnud) e C7 em aprendizagem eletrônica, conforme decisão 
do Plano de Ação de Genebra adotado pela CMSI1 (2003); 
(d) seu esforço para  construir sociedades de conhecimento inclusivas por meio da comunicação e informação. 
O projeto ICT-CST oferece um arcabouço completo para os Padrões de 
Competência para Professores:
 (a) discutindo o Marco político subjacente (documento1 de 3); 
 (b) examinando os componentes da reforma educacional e desenvolvendo uma matriz 2 de conjuntos de habilidades para os professores correspondentes a diversas abordagens políticas e componentes da reforma da educação  (documento 2 de 3); 
 (c) apresentando uma descrição detalhada das habilidades específicas a serem adquiridas pelos professores em cada conjunto/módulo 3 de habilidade (documento 3 de 3). 
A segunda fase do projeto envolve o estabelecimento de um mecanismo para endossar os programas de treinamento para atender aos padrões da UNESCO.
O projeto ICT-CST pretende criar um vínculo entre a reforma do ensino e o crescimento
econômico e desenvolvimento social, capaz de melhorar a qualidade da educação, reduzir a
pobreza e a desigualdade, aumentar o padrão de vida e preparar os cidadãos de um país para os desafios do século XXI.
A intenção do projeto ICT-CST é fornecer aos atores encarregados dos processos de desenvolvimento profissional uma matriz que eles possam usar para conceber ou rever suas
ofertas de formação profissional. "


Fonte: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156210por.pdf ADAPTADO.
  • Para saber  mais sobre o projeto de Competências em TIC para professores acesse : unesco.org 

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